833

Jean-Pierre MONTHENOLLE

31-10-2006 22:34

 

SALUT, COMPAGNONS D'ARMES PORTUGAIS !

J'ai vu votre message sur le site Fusco, et je vous envoi mes felicitations.
Votre site est magnifique, bien structuré, avec beaucoup de photos (j'aime les photos en noir et blanc) et la section des chiens militaires est formidable.
Malheuresement je ne compreends pas la langue portugaise, parce que j'aimerais bien lire les articles, que doivent être bien intéressants.
Je suis resté admiratif.

Dans ma culture générale, je sais que les Portugais ont fait la guerre coloniale, comme nous en Algérie et ailleurs, et c'est pour celà
que je vous admire beaucoup, les troupes d'élite, les forces spéciales de l'armée de l'air.

Je suis moi-même, un ex-parachutiste commando de l'armée de l'air française, dans les années 70, mais je ne suis jamais allér au casse-pipe, hors la France.
Encore une fois, felicitations pour votre excellent travail. Je l'indiquerait à d'autres copains.

SALUTS SPÈCIALES POUR LE CLUB DES P.A.

jean-pierre MONTHENOLLE

 

 

 

832

RUI MOREIRA

31-10-2006 13:02

 

Finalmente um site q mostre a grande familia PA. Está do melhor. PARABENS

A toda a familia PA uma saudação:

PPPPPPPPPPPPPPPAAAAAAAAA
Honrem sempre a BOINA AZUL

 

 

 

831

Rui Zorrinho Ex .Sol/PA 075621-A

31-10-2006 10:37

 

Bom dia companheiros,quero-vos pedir um favor, se alguém souber destes dois "cromos" que é o LISBOA(balum) e o CARRILHO(BA6) (Baixa da banheira)e o Romão (Beja) 075's da,enviem-me informação para o meu e-mail na lista de contactos. E já agora o Ventura ( de torres vedras, que está comigo numa foto na BALUM). Grande abraço.

 

 

 

830

Carlos Esteves

30-10-2006 21:00

 

Um bem haja a toda a família PA.

Caro camarada Silva (087546), escreveste e com muita razão, realmente a maior percentagem de PA's, eram do Norte do País, por isso a ideia de ser no Centro, era para que não custasse muito a uns e pouco a outros, mas se queres que seja no Norte, por mim tudo bem. Avança com um plano e... força na bola para a frente.

Um abraço para todos os camaradas.

"UMA VEZ PA, SEMPRE PA

 

 

 

829

silva 087546

30-10-2006 19:35

 

Muito pessoal da Policia era do Norte. por isso e não seria mau de todo fazerem um convivio mais a norte.Tentar descentralizar um pouco mais,naõ pelos custos da deslocação mas tambem pela vida profissional de cada um.
Até sempre Suricates

 

 

 

828

Silva 087546

30-10-2006 19:19

 

Gostaria de saber do pessoal da BA5 malta de 88/89/90.

E tambem do pereira da cinofila era 87 e esteve em Paços de Ferreira era natural de Gaia

 

 

 

827

José Nunes

30-10-2006 15:41

 

Pessoal, já andei a vasculhar na net e encontrei varias escolas que dão o curso em tancos...............vem mesmo a calhar.

Se o ministerio da defesa nos deixar dormir na antiga EPA melhor .........não estou a brincar......mas pensem nisso, podemos dar mais valias ao nosso curriculo mesmo não estando no activo.

Cumprimentos, irmão de boina

 

 

 

826

José Nunes

30-10-2006 11:47

 

Bom dia todos irmãos de boina.

Ando muito pela estrada fora devido a minha profissão, agora nem tanto mas a 2/3 talvez 4 anos atraz passava com muita frequencia em frente a nossa casa mãe BA3 e era com saudade que olhava para ela, mas isto para dizer que todos os anos os paraquedista no aniversario do corpo fazem lá uma festa e podem querer que é linda, temos boinas verdes de todas as idades, comem, bebem, falam,choram emfim recordar é viver.........tambem vão saltar.....uma vez parei lá, entrei encontrei gente conhecida fui bem recebido, comi bebi mas não saltei porque não sei mas adorava saber e daí porque não um almoço PA com curso de salto para quem quizer, temos escolas de salto na zona centro que administram curso num sabado e domingo tem camarata propria e tudo seria bom e engraçado recordar o nosso tempo de tropa dormir em camarata , aprender a saltar , comer, beber e brincar. Esta escola é em proença a nova entre pombal e castelo branco.

Poderiamos fazer o nosso almoço com todos e quem quizesse pagava e saltava quem não quizesse ficava a ver com uma cervejola na mão. Em grupo e como esses instrutores são ou já foram militares poderia ser que nos fizessem um bom preço. Pensem nisso que eu sendo de pombal posso ir lá imformar-me como será.

Grande abraço a todos irmãos de boina e tb para o cromo anonimo que tenha um exelente final de tropa .

 

 

 

825

Jose Pontes

30-10-2006 00:23

 

Raul, desculpa la não concordar contigo mas a melhor Esquadra de Policia Aérea é a da Base Aérea N. 1, como tu dizes cada um puxa a brasa a sua sardinha! eheheh um grande abraço!

E TEMOS DE ANDAR PARA A FRENTE COM A ASSOCIAÇÃO!! ISTO ESTÁ A FICAR MT PARADO!

 

 

 

824

Cardoso___BA1

29-10-2006 20:48

 

policia aérea para sempre

 

 

 

823

Rui Pinho

28-10-2006 18:56

 

Boas Tardes para todos os PA's deste mundo.

Um forte abraço para todos.

Acho que todos os gay's dizem que são muito homens...

Os verdadeiros homens não precisam de se afirmar como tal, mostram que o são. Seja homem Sr. Anonimo Carlos, desapareça deste sítio, deixe em paz quem não quer nada consigo. Experimente um site alternativo, algo ligado a si, já que não se sente bem no seio da nossa Familia. Experimente um fórum livre, um fórum ligado à sua laia, há por aí muitos como você, aqui é que não!

 

 

 

822

van Eck Sol/Pa 114286a 94/95 BA4

28-10-2006 18:22

 

Um grande abraço para todos, em especial, irmãos de curso de jan94.
Ex Mero Motum

 

 

 

821

dias(sapo)

28-10-2006 18:07

 

a todos os camaradas PA um grande abraço

 

 

 

820

BARBOSA (COBRA)

28-10-2006 16:20

 

BOM COMPANHIA DO CORPO DA P.A. só passei por cá para ler verdadeiras msg. dos P.A.

PARA TODAS A COMPANHIA (varios plutoes) POLICIAS AEREA UM FORTE ABRAÇO DESTE MALUCO.

PARA OS VISITANTES CORDEAIS COMPRIMENTOS

 

 

 

819

J.Frazão

27-10-2006 22:32

 

Anonimo-Carlos,

Agora queremos o que??

Queremos que te tornes um homenzinho, que deixes de ser um basico, que possas tomar atitudes identicas a um maçarico que foi para a minha equipa de Porta de Armas na BA1, que com menos de 15 dias de BA1 soube que eu fazia anos e estavamos de serviço e veio dizer-me " fazes hoje anos?
"As cervejas são por tua conta, a noite fica por nossa conta"

Sabes o que lhe aconteceu, nunca mais levou praxe!!!

É com atitudes destas que podes conquistar o respeito e admiração dos teus camaradas.

J.Frazão 8072553

 

 

 

818

Carlos Esteves

27-10-2006 19:28

 

Camaradas PAs.

Ao adiantar a ideia de ENCONTRO NACIONAL, não estava a querer dizer ou impor que a sua realização seja na BA3, claro que foi a casa-mãe de muitos, mas muitos de nós. Talvez por uma razão estratégica, acho que o centro do país seria o local mais indicado (falo como região centro, toda a área entre Lisboa e Coimbra). É apenas uma ideia, mas se for noutro lugar qualquer, podem contar com a minha presença (espero que não acertem com datas de outros convivios) :-)

Um abraço para todos

UMA VEZ PA, SEMPRE PA

 

 

 

817

Remisio

26-10-2006 23:09

 

Amigo Esteves

A ideia da BA3, ou arredores, é boa. Falta saber se será o ponto mais prático para todos os camaradas.

A pensar nisso, o Luis Pires sugeriu, já há dias, que se começasse a sondar o pessoal sobre o local e data, convenientes a cada um, para a realização de um grande convívio em 2007.

Brevemente será disponibilizado um questionário com o objectivo de recolher essas informações.

Quanto ao convívio em Constância, foi com grande pena que não pude participar. Espero ter melhor sorte no próximo ano.

Tenho boas recordações do tempo em que tambem fui um Suricate. Há vários anos que uso - sem permissão, mas a malta não se vai chatear - o nome de Suricate como minha identidade na net. Poucos saberão quem é o Raul Remisio, mas muita gente neste país e pelo mundo fora conhece, ou ouviu falar, do Suricate (Sטяicάtε).

Quando me fazem a pergunta "Porquê Suricate?", eu respondo:
- Porque pertenci á Esquadra dos Suricates, a melhor Esq. de Polícia da F. A. Portuguesa.
(os restantes camaradas não me levem a mal, mas é normal cada um "puxar a brasa á sua sardinha"

Ainda tenho uns autocolantes com o brasão da Esquadra, que guardo religiosamente. Mas se compro um computador, só o ligo depois de lhe pregar com um suricate. Se mudo de local de trabalho, tem que haver lugar para um suricate. Se compro um carro (sempre usado, pois claro) a primeira coisa a fazer é colar num cantinho mais um suricate.

Mais do que uma mania, é acima de tudo SAUDADE.

Um abraço

 

 

 

816

Jsaloio 1º cabo P.A 021790

26-10-2006 21:54

 

Concordo plenamente com a genial ideia do camarada Carlos Esteves, porque a final a B A 3 foi na rialidade a maternidade da grande maioria dos P.AS sei que agora já não é nossa, mas quem é que não gostava de voltar ao sítio onde nasceu grande ideia.

 

 

 

815

anonimo-carlos

26-10-2006 20:01

 

dei a cara e agora querem o que

 

 

 

814

Carlos Esteves

26-10-2006 19:24

 

Boa saúde a toda a famíla PA.

Directamente para o FRAZÃO

Estás bem recordado, estava e realizou-se no passado dia 21 de Outubro, o almoço dos SURICATES da BA5. É claro que correu com toda a alegria, pelo facto de revermos quem conhecíamos e conhecermos quem não conhecíamos. Quanto a fotos, tem um pouco de calma, pois elas irão ser colocadas a seu devido tempo, pois ficou pessoal encarregue dessa tarefa.

Desde já, tenho a anunciar e para os mais distraidos que no próximo ano o almoço dos SURICATES da BA5, está planeado para se realizar na própria BA5, mas até lá... muita água ainda vai correr debaixo da ponte. Agora faço um desafio, quando há almoços marcados, porque não se fazer uma maior divulgação? Já repararam que as TVs, em rodapé (principalmente nos programas da manhã), costumam passar muita mensagem, porque não utilizar esses meios também? Porque não as rádios também? Caso para pensar, não é? Pois há ainda muitos camaradas que desconhecem este nosso belo "cantinho" onde nos temos encontrado e relembrado bons tempos idos. Já agora outra coisa (talvez seja uma ideia maluca), porque não um convivio a nível nacional, para todos os PAs? Sem distinção se esteve aqui ou acolá, mas praticamente todos estivemos no mesmo sitio, na BA3. Alguém acha que esta ideia é viável? A ver vamos...

 

 

 

813

Nuno Mártires

26-10-2006 16:02

 

Desculpem mas é fui e não foi !! ex 1º cabo PA 128255-H

 

 

 

812

Nuno Mártires

26-10-2006 16:00

 

Srº anónimo em 1º lugar acho q devias voltar para a escola pq o teu português é mt MAU !! Em 2º faço das palavras do meu QUERIDO AMIGO CRUZ as minhas !! tenho muito orgulho em dizer que foi e serei sempre PA !! MEU maçarroooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

 

 

 

811

Miguel Velasquez

26-10-2006 12:55

 

Camaradas PA, é a primeira vez que escrevo neste maravilhoso site que tantas recordações me trouxe. Li o livro de visitas e constatei que existia um "cancro" que se assinava por Anonimo. Na PA fomos ensinados a dar sempre a cara, a zelar pelos nossos camaradas e nunca virar as costas ao combate (militar ou a própria vida).Um abraço a todos os praças, sargentos e oficiais com quem tive o gosto de servir, e a todos os outros que usaram, usam e usarão a sempre digna Boina Azul.

 

 

 

810

Antonio Manuel Pereira da Costa Pinto

26-10-2006 06:44

 

CRONICAS DE BRUXELAS

Ao Baptista

Eu imaginava que podia ter feito entre os "Rapazes" com quem tive a sorte, o prazer e a honra de ter trabalhado, alguns Amigos.

Reparo porém, que aparentemente, são muitos mais do que eu podia imaginar.
Graças a DEUS que assim é, e também graças a vós mesmos que me ajudaram a cumprir a minha missão, a desempenhar o meu labor.
Quando se trabalha com "Rapazes" da vossa estirpe, tudo é máis fácil, tudo é mais nobre.

Daí que, se eu algum dia fui um "grande homem", foi graças a todos vós, Grandes Homens, que ao usarem a Boina Azul, me impeliram a sê-lo.
O meu muito obrigado e o meu bem haja pelas suas palavras, bom Amigo.

Saju/PA(R) Costa Pinto

 

 

 

809

Brissos Santos

25-10-2006 23:58

 

Moçambique 2006

Camaradas PA's

mas ainda se dá ouvidos a quem não tem coragem de dar a cara?
se ele acha que está correcto o que está a fazer porque é que não é um homenzinho e dá a cara? treino duro combate fácil isto é a praxe, mas felizmente que as ervas daninhas mais cedo ou mais tarde revelam-se e são "eliminadas", mas isso é dar importância a mais, porque será que com tanta gente a escrever neste site só uma ovelha ranhosa vem berrar? a coitadinha não a devem ter deixado ir para a caminha ás 09h00 para poder dormir descansadinha a noite para a marcha da manhã!

mudemos de assunto

estou em serviço da PSP em Moçambique e se houver por ai antigos PA de Moçambique que queiram alguma foto de um local específico para rever ( Maputo - Lourenço Marques) é só pedirem.

Já agora ó Fernando Neves 066, estiveste em Alverca entre 84 e 88? se és tu entra em contacto comigo

Brissos dos Santos, tinha o cão Kimber e se és tu tinhas o Palko

um abraço a todos

Subcomissário Paulo Brissos dos Santos

ex 1º Cab PA-TTCM 064859-A

viva a praxe da PA nunca ninguém se queixou e tornou-nos melhores homens a enfrentar as dificuldades

 

 

 

808

Leonel Augusto

25-10-2006 22:33

 

Camaradas da PÁ

Como PA usado de 1961,não devemos dar resposta a anonimos.
Já recebi no meu mail pessoal do Brasil a pedir dinheiro,por isso temos que ter cuidado porque este site é visto por esse mundo fora ok?

Um abração a toda a malta PÁ

Leonel

 

 

 

807

J.Frazão

25-10-2006 21:55

 

Boas Pessoal,

É impressão minha ou estava agendado para o passado Sabado (21) um almoço de "suricates" da BA5.

Ninguem conta como correu ou não houve almoço??

Nem comentarios nem fotos.

um abraço

Frazão

 

 

 

806

Carlos Esteves

25-10-2006 21:20

 

Cumprimentos a toda a família PA.

Tenho verificado que alguns de vós andam a bater no capacete de um indivíduo qualquer, que se intitula por "ANÓNIMO". Ora bem, chegou a minha vez de dizer algo. Pelo que li das msgs desse "ANONIMO", fiquei com a certeza que ele não sabe, nem nunca soube o que é o verdadeiro espirito de corpo da PA, ou então, se porventura ingressou na vida militar, foi de uma qualquer ARMA sem qualquer significado relevante, por isso a sua frustação de nunca ter pertencido à nossa FAMÍLIA.

Perante este caso e outros que possam vir a acontecer, proponho a todos os verdadeiros PA's o seguinte: IGNOREMOS por completo, comentários de algumas "coisas" que se intitulam como pessoas, mas que realmente são uns verdadeiros COBARDES.

Para todos os verdadeiros PA's, um abraço e façamos todos por divulgar a nossa página, pelo maior número de PA's. Só assim iremos conseguir reunir cada vez mais os nossos amigos com quem partilhámos alegrias, tristezas, bons e maus momentos.

UMA VEZ PA, PARA SEMPRE PA.

 

 

 

805

Barbosa

25-10-2006 07:33

 

NÃO AS PRAXES!NÃO PODEMOS SER MALTRATADOS!

HAAAAA HEEEEEE ISTO SÓ PODE SER UMA PIADA DE MAU GOSTO.

MAS O QUE É ESTA POUCA VERGONHA NA NOSSA PAGINA...

ISTO SÓ PODE SER UM BICO A GOSAR COM OS DUROS...

GOSTAVA QUE APANHACES UNS QUANTOS VELHINHOS DA B.A 11

DEPOIS QUERIA-TE VER, TENHO A CERTEZA QUE NÃO ESCREVIAS ESTAS ASNEIRADAS HÓ... CROMOSAURO..OU ENTÃO ES OUTRA COISA MUITO ESQUESITA.

PEÇO DESCULPA A TODO O CORPO DA P.A.MAS ESTE GAJO É UM BICHO DE CÁCA.

PARA TODOS CORDEAIS COMPRIMENTOS

 

 

 

804

Jorge Marques

24-10-2006 21:57

 

Boas noites caros camaradas, não tive tempo de estar a ler tudo sobre a praxe,mas desde ja fica o meu lema e de muitos mais antigos que eu.
-Quem teme tempestades passará a vida a rastejar

 

 

 

803

JOAQUIM OLIVEIRA

24-10-2006 17:43

 

ESSE PASSARINHO COM O NOME DE ANÓNIMO DEVIA TER CAIDO NA BA11 À 16 ANOS ATRÁS PARA SABER O QUE ERA VERDADEIRAMENTE PRAXE, TALVES HOJE DARIA MAIS IMPORTANCIA A BOINA QUE LHE DERAM NA OTA, QUE LHE DERAM, PORQUE ESTE MENINO NÃO PASSOU POR TANCOS PARA GANHAR A BOINA, FALA ASSIM PORQUE DEVES TER APANHADO SARGENTOS MUITO MACIOS ( BICOS QUE IAM COM ELE PARA OS COPOS ) , NUNCA APANHAS-TE O MURO DAS OSGAS , PISTA DE CORDAS , MONTE Dom LUIS E OUTROS DEVERTIMENTOS. OS MENINOS DA OTA NUNCA ME ENGANARAM, SÃO TODOS MUITO FINOS ( JET 7 ). NUNCA SOUBE DE UM PA TER MORRIDO DE PRAXE, A PRAXE BEM FEITA QUERIOU GRANDES AMIGOS. FORTE ABRAÇO PARA TODOS OS VERDADEIROS CAMARADAS PA's.

 

 

 

802

Soares Augusto

24-10-2006 10:02

 

Camaradas da PA,ja repararam que o menininho

anónimo esta-se a devertir-se,o melhor é não lhe dar letra,não merece a nossa confiança.
Ele é um velhaco e nada mais,se fosse homem com um H grande não temeria a indentificar-se.Por tanto,deixem esse bebé recem nascido.Não lhe dem mais letra,porque a melhor arma que ixiste é o despreso é o que ele merece,e mais tarde ou mais cedo veremos a descobrir quem é este anónimosinho.Penso que agora com o E-mail que ele tem nao será assim tao dificil,em contrario agora esta agrande opurtinidade.Abraço para a Familia PA

 

 

 

801

Rui Pinho

23-10-2006 21:33

 

Este maçarico começa a enervar-me...

Não sei se sabem, mas houve um tipo que fez todo o seu tempo de tropa na aflição em que está este cromo. Era, como este, alguém que se julgava mais do que os outros. Chamava-se Teixeira (e ainda chama), e foi um dos camaradas que comigo fez o Curso de Policia Aérea no CMTFA, na Ota. Era menino rico (agora será mais...), tinha pó-pó (Peugeot 106 xrsi), e como tal achava-se mais do que os outros. Fartamo-nos de sofrer, todo o Curso à custa dele. Não fazia nada direito, tava-se completamente a marimbar para os camaradas, e como todos nós sabemos, pagavamos todos como um só. É este o verdadeiro espírito de um PA.

Vi-o, num qualquer programa de televisão (o moço agora é cantor pimba), a lamentar-se do tempo perdido na tropa, que tinha levado praxe de fazer dó, que não o respeitaram como homem, bla-blá-bla, blá-blá-blá, blá-blá-blá....
Tive pena dele. A sério que tive. E tive mais pena ainda, quando vi que todo o tempo que ele passou na Polícia Aérea não o tivesse feito crescer. Encontrei-o uma certa noite, no Porto, a fazer um show de karaoke num famoso bar da zona histórica; reconheceu-me, cumprimentou-me, mas ficou com aquele ar de que eu era uma das ultimas pessoas que lhe apetecia revêr.
Não sei o que é feito dele, a fama é efémera, mas espero que tenha crescido e reconheça agora que tudo o que aprendeu com a família PA, lhe é absolutamente vital para a vida. Um abraço para ti, Miguel Teixeira, onde quer que estejas.

Rui Pinho

 

 

 

800

Rui Pinho

23-10-2006 20:00

 

Oh Cromo anónimo:

Devias identificar-te como cromo. Acho que o e-mail com esse nome também deve estar livre no sapo...

E já agora, só se maltrata quem não se consegue tratar como homem.

Um abraço para todos os verdadeiros PA's

 

 

 

799

anonimo

23-10-2006 19:28

 

NÃO AS PRAXES!NÃO PODEMOS SER MALTRATADOS!

ABRAÇO

 

 

 

798

José Rodrigues

23-10-2006 12:07

 

como diria o outro

"não havia nechechidade" "um um"

 

 

 

797

ricardo lima EX 1 CABO PA

22-10-2006 16:42

 

Para o "anónimo" devias de ter caí­do na B.A.4 há uns anitos (7/8 anos atrás ou antes claro)e vias que era só amor e carinho!! Tinhas um mês de férias por ano para vir ao Continente, ou seja passavas lá 11 Meses no meio de amor e carinho!!! E mais não digo porque não mereces!!! A Loucura da Linda Boina Azul/ Escorpiões B.A.4 WHO LET THE DOG`s OUT?! UHHO UHHO.....
DAS PALAVRAS DO CRUZ FAÇO AS MINHAS NAO PRECISSO ESVREVER MAIS NADA POIS O MAÇARRO NAO MERECE ABRAÇO PARA TODOS OS MEUS AMIGOS ESCORPIOES BA/4 SEMPRE NO CORAÇAO

 

 

 

796

carlos oliveira (bolinhas)

22-10-2006 00:33

 

Caros Amigos e Colegas

Penso que jà podemos parar de "bater" nesse pobre desgraçado Anònimo, pois é dar-lhe muita importância. Ignorà-lo é o melhor a fazer.

Não pretendo dar lições a ninguém, mas penso que hà, neste nosso 'site', assuntos mais sérios para discutirmos, depois de bem reflectir e apresentar sugestões.
Falo-vos da futura Associação de Policia Aérea, projecto apresentado pelo nosso Amigo Sarg. Costa Pinto e acarinhado pelo nosso Amigo Raul Remisio.

Isto é bastante sério e de interesse geral para todos os PA's.

Eu sou um velho PA de 1963, tenho mais de 60 anos e sou reformado, mas penso naqueles mais novos, que poderão futuramente obter beneficios desta Associação de Policia Aérea.

È preciso é meter-mo-nos ao trabalho, para que esta Associação, ganhe pernas para andar p'ra frente !

Portanto, Camaradas, analisem os Estatutos apresentados provisòriamente e proponham as alterações que acharem mais convenientes.

Mãos à obra, Amigos da Boina Azul !

A seguir, vamos tratar do Almoço Nacional em 2007 !!!

 

 

 

795

Araújo

21-10-2006 23:46

 

Ok.. agora é a minha vez... Não sei se ele é ceguinho mas vou bater nele mais uma vez...

Já tardava que num site onde o tema é "POLICIA AÈREA" não viesse à baila o tema "PRAXE". Também já tardava que aparecesse um "CAMELURÇO" a dizer babozeiras. Mas como o planeta é redondo tudo vai dar ao mesmo sitio... (neste caso não tem nada a haver com sexo - ele é bom mas no sitio certo - sitio??? acho que ainda vou houvir das boas por causa disto). Mas dizia eu... (deixem-me lá ler o que estava antes para eu saber o que dizia...) Ah! Mas dizia eu que a praxe tinha que vir à baila. Só tenho pena que o tal de "anónimo" esteja tão desiludido com ela... Senhores da B.A.1...por favor não o deixem com esse sabor amargo na boca. Enquanto for "maçarro" é vosso...

Eu estou a ironizar mas realmente deixem-me que lhes diga que um pouco de praxe, desde que seja na hora exacta, na medida exacta e à pessoa certa nunca fez mal a ninguém.

Eu tive a minha parte e quase todos os "arguidos" que ma deram são meus grandes amigos actualmente. E olha que não é nada facil levar uns "caldos" e umas "belas" na "tola" se forem dadas com carinho como fazia o Julio (grande Julio, meu amigo - literalmente). Tuca? Machadinho? Ferreira? e muitos outros... Sabem bem de quem eu falo, não é? Pois claro que sabem. E por obra do destino também se passou na BA1.

Senhor anónimo... só mais uma coisinha... A Força Aérea e a Policia Aérea não deve, não pode e não será encarado como um empregozinho normal como outro qualquer... Orgulhe-se... Só tem esta oportunidade.

Eu tenho Orgulho.

 

 

 

794

Rui Pinho

21-10-2006 22:52

 

Boas!
Um abraço para o Rui Elvas, este é o nosso lugarzinho de convívio, amigo. Aqui todos nos conhecemos uns aos outros, somos irmãos de armas. Sempre que algum de vós precise de mim, disponha. Estou sempre disponivel.

Um abraço.

Sold/PA 092747-D Rui Pinho

 

 

 

793

Leonel Augusto

21-10-2006 21:38

 

Caros amigos e camaradas da PÁ

Sou um PA de longa data,primeiro fui voluntário para a Força Aerea em Setembro de 1960 fiz a recruta no Campo de Tiro da Serra da Carregueira.

Depois lá fui até Aveiro tirar o Curso de Abastecimento isto em Janeiro de 1961.

Nesse periodo começou os primeiros movimentos contra o poder o caso do assalto ao Santa Maria pelo o Henrique Galvão,depois os movimentos de libertação em Angola.

Como estavamos no curso de Abastecimento e tinhamos 19 anos fizemos gazeta não iamos para as aulas para jumbar e regressarmos á vida civil.

Puro engano, o General Kauza de Arriaga,os faltosos foram inseridos no Serviço Geral da Força Aerea.

Fui colocado eu e meus camaradas na Base de Tancos no 1º Curso da Policia Aerea outra recruta como podem ver os nossos instrutores eram paraquedistas o meu era o 1º cabo Valadas.

No final do curso fomos premiados com um passeio turistico até Angola ficamos no Aerodromo Base 32 em Maquela do Zombo junto fronteira com o Congo ex-Belga.

Local que não deixou grandes recordações,o nosso comandante no Negage Ten.Coronel Soares de Moura, pediu a nossa transferncia,para Luanda nós já não batia a bota com a perdigota.

Lá fomos até Luanda para a Base Aera Nº9 nosso comandante era o Ten.Coronel Galvão de Melo,foi o melhor tempo que passei na Força Aera os seis meses finais.

Tenho pena que nestas paginas não encontro os meus colegas desse tempo 1961-1963.
Daqui faço um apelo a união faz a força,por deviam fazer um encontro a nivel nacional de todos que serviram na PA e deram o seu melhor,tantos os mais novos como os veteranos vamos dar as mãos para esse encontro.

Um abraço para todos

Leonel 669/61 da PA e 820/60 da Recruta

 

 

 

792

Rui Elvas

21-10-2006 17:02

 

Amigo Rui Pinho!Apesar de não o conhecer,aqui vai um abraço do Belo,porque depois de lhe contar que tinha lido uma mensagem sua em que referenciava o nome dele,ele fartou-se de rir e recordava-se bem desse episódio.Ele é do meu curso de especialistas e agora é 1 Sarg da GNR e é "CSI",ou seja,especialista forense e está colocado em Faro.Um abraço

 

 

 

791

Rui Elvas

21-10-2006 16:52

 

Boa tarde camaradas!!!Caro amigo Pontes,acredito que não deve ser muito dificil de descobrir esse Maçarro,até porque quando ai estive no almoço,o Maj/PA Afonso disse-me que só têm 40 PA's e tendo em conta que não existem assim tantas transferências basta fazer uma analise mais cuidada para lá chegar,porque um básico desses deve estar sempre a meter os pés pelas mãos e a contestar tudo e todos.Mais informo que neste momento já está a ser feito o "tracking"(para quem desconhece a palavra,busca de origem do email e respectivo IP)do correio do Maçarro e em breve teremos noticias de quem o famoso ANÓNIMO.....por isso se calhar é melhor dar um passo em frente e assumir o que disse e tentar corrigir as suas palavras senão parece-me que vão ser uns longos anos na BA 1.Um abraço a todos os PA`s e um excelente fim de semana.Rui Elvas PCAB/PA/CAUT 088145-H

 

 

 

790

Cruz

21-10-2006 00:46

 

Para o "anónimo" devias de ter caí­do na B.A.4 há  uns anitos (7/8 anos atrás ou antes claro)e vias que era só amor e carinho!! Tinhas um mês de férias por ano para vir ao Continente, ou seja passavas lá 11 Meses no meio de amor e carinho!!! E mais não digo porque não mereces!!! A Loucura da Linda Boina Azul/ Escorpiões B.A.4 WHO LET THE DOG`s OUT?! UHHO UHHO

 

 

 

789

António batista

20-10-2006 20:40

 

Antes de mais quero dar os parabens à organização em relação ao almoço de convivio na BA1. Depois foi extremamente gratificante de rever AMIGOS, IRMÃOS de armas, no referido almoço, como o Joaquim Oliveira, o José Nunes, o Abel Bastos, o Tuca, a "morango", entre outros, irmãos com quem partilhei alegrias mas também tristezas. Nunca os esqueci, nem nunca os esquecerei. Um abraço também para o SAJ/PA Costa Pinto que tive o previlégio de conhecer no COFA, um GRANDE HOMEM, e rever o sr. CAP/PA Chorão Rodrigues. A todos os PA'S um forte abraço e respectivas familias

 

 

 

788

URUBO CALÓ&VIP perto da base

20-10-2006 19:10

 

Pontes nao ligues o que o " MAÇARRO" disse, deve ser da idade ololololololol um abraço a todos em especial aos que me bateram e fizeram de mim um verdadeiro policia que actualmente sao os meus melhores amigos......avó beijinhos...estou á tua espera para me cair algo em cima.........

 

 

 

787

Jose Pontes

20-10-2006 16:50

 

Olá Camaradas! Já não venho a este “nosso” site à algum tempo, e foi com enorme tristeza que li as palavras deste “ANÓNIMO”, digo isto porque estou colocado na EPA da BA1, sou CADJ/PA e as palavras desta personagem revoltaram-me!
Por isso em resposta:

1)“tenho pena que ainda nos dias de hoje exista gente tão mal formada na nossa PA.” - lhe tenho a dizer que o MAÇARRO deve pensar que por ter o 12º Ano já é o maior? Por favor, sejamos humildes, o que o MAÇARRO vê hoje e que considera praxe dá-me vontade de rir, e sabe porque digo isto? Porque caso não tenha o MAÇARRO reparado eu durmo na camarata e estou quase sempre na “Sala de Alerta”, ou seja as suas afirmações ofendem-me.

2)“pensam que por terem mais meia duzia de dias de tropa “ - em primeiro lugar não é meia duzia de dias, é MUITO mais, em segundo lugar eu até podia dizer ao MAÇARRO para meter os papeis e ir-se embora, mas o MAÇARRO sabe que não pode porque ainda tem de fazer 4 anos.... é pena, em terceiro e por ultimo devo dizer-lhe que as pessoas que falam assim tendem a cagar a bota brutalmente no serviço, e como ninguem gosta de chibos nem de inventores de *****s aviso-o a nunca no meu tempo de tropa a cagar a bota à minha beira, senão mete-lho a pastilha tão facilmente como dizer “o que é que eu fiz?”.

3)“ ninguem se sujeita a sofrer as praches de antigamente” - praxes de antigamente? Mas o MAÇARRO esteve lá “antigamente” para saber? Curioso na minha altura (e eu sou muito maçarro) em 20-Mai-2002 não o vi almoçar tostas mistas comigo! :-D

4)“esses meninos que andam de braços abertos e pensam que são reis por serem policias qualquer dia sujeitam-se a que alguem esteja mal disposto e lhe caia alguma coisa em cima” - para isto MAÇARRO só tenho uma coisa a dizer... PROMESAS!!!!

5)“aqueles que sabem fazer o seu serviço e que são bem vistos por toda a gente.” - de serviço deve o MAÇARRO saber... deve ser em 3 semanas que voçe não caga a bota e faz o serviço em condições, o MAÇARRO diz isto porque se calhar já lhe deram a adaptação de “deixa seguir sem registo, facilita, não te chateies que isto é um trabalho” pois quem lhe deu estas dicas ainda é mais *****s que voçe e digo-lhe mais MAÇARRO a pensar assim, certamente escolheu a profissão errada!

6)“grupo restrito de amigos“ - esta do grupo de amigos ficou-me aqui entalada, sabe porquê? Porque eu quando cheguei à BA1 tinha muitos amigos BICOS (ainda hoje tenho) e sempre tive CAMARADAS DA PA (muitos que eu hoje chamo de amigos) e consegui ultrapassar e entrar no “grupo da policia aérea” e não “grupo restrito de amigos” como o MAÇARRO lhe chama. Se calhar o MAÇARRO se for trabalhar para uma empresa qualquer pensa que chega lá e em 3 semanas o seu chefe já o está a convidar para ir almoçar a casa! A confiança ganha-se não lhe é atribuida assim que chega a um local novo, tem de fazer por isso, e digo-lhe já MAÇARRO, que esta não foi uma boa maneira de começar.

Em suma, não sei se reparou mas eu sempre lhe chamei de MAÇARRO, sabe porque? Porque esta atitude é de uma pessoa mesquinha sem nenhuma noção de camaradagem, amizade, responsabilidade e fraternidade! Sinto imensa vergonha de saber que poderá haver um Camarada meu da Policia Aérea na mesma unidade em que estou colocado a dizer tamanha estupidez! Gostava de falar pessoalmente comigo, peço-lhe para que a próxima vez que a gente se encontre o MAÇARRO seja homem e me diga assim “Fui eu que escrevi aquilo no site da PA” que é para eu poder dizer-lhe na cara “O MAÇARRO é um verdadeiro *****s”. Como nota de conclusão só lhe peço também é que para a próxima vez que escrever aqui alguma coisa tente usar melhor esse pequenino cerebro (mas cuidado que tem o 12º ano!) para escrever sem erros, tive quase dificuldade em conseguir perceber o que escreveu, se calhar o meu cerebro do 12º Ano não deve ser compativel com o seu!

Sem mais,

José Pontes

CADJ/PA

 

 

 

786

Antonio Manuel Pereira da Costa Pinto

20-10-2006 14:55

 

CRONICAS DE BRUXELAS

Caros Amigos

Em relação ao anónimo, e a tudo o que se tem escrito sobre o mesmo, gostaria de submeter à vossa consideração a seguinte citação.

" O HOMEM COMUM
É EXIGENTE COM OS OUTROS,
O HOMEM SUPERIOR
É EXIGENTE CONSIGO MESMO"

Marco Aurélio

Saju/PA(R) Costa Pinto

 

 

 

785

Rui Pinho

20-10-2006 00:02

 

Boas noites (mais uma vez)!

Gostava de saber se algum de vós tem algum contacto do 111111-Sold/PA Oliveira. Um rapaz de Coimbra, que, fazendo honra ao NIP raro que lhe calhou, era dos tipos mais malucos que eu conheci na tropa. Fazia asneiras até dizer chega, mas era daqueles que não enganava.

Inês, lembro-me perfeitamente do teu 1º dia na BA 5, assustadíssimo em frente ao Comando, junto com outro camarada do teu curso, que julgo, era dali perto. A parte que me calhou da praxe foi mais tarde aquando do meu regresso. Espero que tenhas cumprido as tuas ambições (acho que te candidataste ao Curso de Sargentos do Exercito), já que sempre foste bastante profissional.
Um abraço ao Mariano, que também esqueci a cara mas lembro-me perfeitamente do nome.

Já agora recordam-se do Teixeira? É o presidente dos Super Dragões (mas dos mais calminhos). Para terminar, dou-vos mais algumas referências de malta cá do Porto:

O Sacramento (1º Cabo/PA TTCM, julgo que era 091), está na PSP do Porto; O Barros (SOLD/PA) também anda por lá, nas BAC. Perdi o rasto ao Luna (1º Cabo/PA TTCM), mas também acho que m ora, ainda, no Porto.
Um abraço a todos.

 

 

 

784

Remisio

19-10-2006 23:11

 

O grande Santos!

Aquele russo com "cara de poucos amigos" era no entanto um dos melhores camaradas que se podia ter.

É lógico que não havia maçarico que lhe escapasse.

Estive quase para acompanhar o Santos rumo ao 23º (ou 24º) CFS do exército.

Desisti da ideia e conservei a Boina Azul mais uns tempos.

Mas não sabia que ele deu numa de radical! O Santos paraquedista!

Sei que esteve na EPE em Tancos e encontrei-o, quase a acabar o curso, em casa do Troca (lembram-se dele?). Sei que depois esteve a dar instrução (desgraçados daqueles recrutas - ainda hoje devem ter pesadelos durante a noite) e depois perdi-lhe o contacto.

Mariano, quando o encontrares dá-lhe um abraço meu. E diz a esse paraquedista, que para nós será sempre PA e este site tambem é dele.

 

 

 

783

Jorge Inês

19-10-2006 22:33

 

Boas noites,mais uma visita,mais um comentário hehehe,ok,Mariano lembro-me de ti sim,mas tive de recorrer as tuas fotos o nome era familiar mas a cara estava um pouco turva,agora não hehehe,bons tempos,se puderes dar o meu mail ao Santos(jorge.ines_21@sapo.pt) ou se ele der o dele eu gostava de voltara a entrar em contacto com esse grande malandrão que tanto me martelou as ideias.

Rui,penso que a ideia da praxe era mesmo essa que referes,transmitir as tradições da familia PA,posso não ter conseguido transmitir aquilo que me foi ensinado,mas lá que tentei fazer o melhor que sabia,isso ninguem pode negar,pena ter-te calhado a ti por duas vezes,mas,tinha que ser assim,para o bem da familia,um abraço

Jorge Inês 1º CAB/PA/CAUT/102308-L

 

 

 

782

Rui Pinho

19-10-2006 21:51

 

Amigo Inês:

O Santos era dos tais a quem não se conseguia arrancar um sorrisinho que fosse. Lembro-me perfeitamente do teu calvário, eras fácil de apontar, mas também me recordo do teu fair-play, passe a expressão. É mesmo assim, todos passámos pelo mesmo. Eu dormi uma semana inteira debaixo da cama de um 085, o Teixeira, que dizia que a cama assim não se mexia...

Quanto à minha mensagem que desapareceu, contava uma passagem que esperava que fosse um testemunho importante para o tal anónimo perceber o alcance das tradições, que nos são transmitidas pelos mais velhos.
Dizia eu, que quando fui para a BA 5, fui depois de desistir do curso de comunicações. Fui colocado na Central Telefónica como Telefonista. Levei praxe até dizer chega, muita da qual de muitos PA's. O facto levou a que eu fizesse bastantes amizades com muitos deles.

Um dia, fui tomar um café com o Brito à Serra de Porto de Urso; estavam nesse dia alguns rapazolas lá da terra no cito café. Como nós estavamos acompanhados por duas das poucas residentes femininas, eles desataram a atirar com tudo o que tinham à mão, apenas para provocar.

Deviam ser, sem querer exagerar alguns 10, mas mesmo assim deslocámo-nos, eu e o Brito, para o exterior do Café (um gesto de valentia que nos poderia ter saído caro). Uma das raparigas(que eram filhas do Sarg./Enf. Artur), telefonou para a Base, alarmada com as possiveis consequências para nós os dois. Sabem quem apareceu para nos auxiliar e socorrer? Uma quantidade assinalável de PA's, alguns dos que muita praxe nos tinham dado, sendo que à cabeça (e ao volante) vinha o Belo, que mesmo sujeito às consequências que daí poderiam ter vindo para ele, não nos deixou ao abandono.

São estas passagens que não nos deixam esquecer tudo aquilo, todos esses tempos.

Fiquei, desde então, com o desejo de me tornar um membro mais da grande FAMILIA SURICATE.

Passados quase dois anos voltei para a Força Aérea para cumprir uma promessa que fizera a mim mesmo: Ganhar a Boina Azul.

Regressei passados dois anos a Monte Real já como PA, e adivinhem...Levei outra vez praxe (o Inês deve-se lembrar), mas não imaginam o gozo que me deu ter ali regressado como PA.

Reencontrei alguns desses policias que já me tinham praxado nessa alturae outros agora, como o Rogério Belo. Nunca me esquecerei daquela noite.
Sr Anónimo, cresça e aprenda a viver, porque daqui a alguns anos vai-nos dar razão.

Um grande abraço a todos!

Rui Pinho Sold/PA 092747-D

 

 

 

781

Mariano

19-10-2006 21:26

 

boa noite pessoal PA.

Voçes acham que este anónimo é mesmo PA???
Para mim ele é mas é bico,e acho que já lhe estamos a dar muita confiança.
Inês, se calhar já nao te lembras de mim?,mas eu estou algumas vezes com o Santos, ele é 1sarParaquedista(quem diria), no Quartel 4 em Leiria.
Um abraço a todos os PÁ

Saudações
Mariano 104777-k

 

 

 

780

Barbosa (Cobra)

19-10-2006 21:17

 

Pois é eu deixei uma msg pois ela desapareceu!

esquesito heee heee....

Remisio a minha msg não gostas-te dela e apagas-te vou te fazer a folha, vou arranjar ummmmmmm 2 F16,5, 1 G4 E 5 GRANADEIXAO tu vai ver. Heee Haaa ;)

a todos os P.A.

CORDEAIS COMPRIMENTOS

 

 

 

779

HFRANCISCO ( chico )

19-10-2006 15

 

AMIGO REMISIO, A MINHA MENSAGEM TAMBEM VOOU ( terá sido o ANONIMO que se escondeu no mato com a mensagem? ).

NÃO POSSO DEIXAR QUE O ANONIMO/A ESCAPE, COMO TAMBEM NÃO ACREDITO QUE O/A BESUNTA SEJA PA,NA MINHA OPINIÃO É UMA BICHONA MESMO BICHONA...!QUE GOSTA DE PA`S E ESTÁ A GANHAR CORAGEM PARA O ADMITIR.

SE A BICHONA QUISER POSSO DAR UMA PRAXADA MAIS "SOFT" EVIDENTE QUE NÃO É COMO A PRAXE QUE LEVEI NA BA6/84,EM QUE SÓ HAVIA GRANDES HOMENS E GRANDES AMIGOS, OS QUE NÃO O ERAM CONTINUAVAM A SER CAMARADAS E EXISTIA RESPEITO.
PA N0 CÉU, PA NO INFERNO

EX1º CAB/PA/TTCM -BA6- 067702-H

 

 

 

 

778

Remisio

19-10-2006 14:57

 

Caros amigos

Por razões que desconheço, pelo menos uma mensagem desapareceu deste livro.

Ao Rui Pinho, que a escreveu, peço desculpas pelo sucedido e se possível que a volte a escrever.

A todos os camaradas, se detectarem mais alguma anomalia, peço que me informem.

Um abraço

 

 

 

777

José Nunes

19-10-2006 11:43

 

Bom dia irmãos de boina.

Em primeiro lugar dar os parabens ao Jorge Inês, que se repitam por muitos anos na companhia da sua familia e na nossa.

Em segundo lugar vai para o nosso amigo ANONIMO, amigo, uma coisa que aprendi com os mais velhos ( os tais praxadores,maus da fita que te deixam mal psicologicamente ) foi quem mais te lixa a cabeça mais teu amigo é, quando um velhinho se ia embora via-se o rio de lagrimas correr pela base fora e não é mentira , por muito duros que somos a sempre uma melancolia que nos toca no peito, quando um mais velho se vai embora a quem é que ele entrega algumas recordações que tem no armario???? ou isso mudou muito ou então não estás na PA e és daltonico nem sabes a cor da tua boina.

Recordo-me de nos açores a uns anos atraz, fui para a enfermaria com um dedo partido, o sold velhinho apanhou 7 dias de prisão porque o cabadj enfermeiro fez queixa dele e mesmo assim todos os dias eu ia levar-lhe um maço de sg filtro e uma garrafa de vinho pela janelinha na parte de traz da sua cela........foi giro, soube a algum tempo que este sold ( santos " dentinhos") parecia o ronaldinho mas era mais branco) velhinho morreu com uma overdose e acredita que fiquei sentido, mas os tempos são outros. Tem cuidado com o que escreves e por favor continua anonimo e não te identifiques.

 

 

 

776

Rui Zorrinho Ex .Sol/PA 075621-A

19-10-2006 11:

 

Bom dia a todos. Não dando conversa a esse "anónimo", e por falar em praxes, lembro-me na BALUM, quando chegaram para ai os 077/8's de dar-mos uma praxe que os metemos todos na prisão a vestir o camuflado novinho sem tirar as botas!!! Foi de partir!! O pior foi quando chegou o ( na altura 2ºSoares) e nos apanhou ( 074/5's) quase todos com divisas de sargentos!!!! Belos tempos, e levamos tantas mas tantas!! Abraço a toda a familia. PA SEMPRE.Real para a próxima não falto.Abraço.

 

 

 

775

Jorge Inês

19-10-2006 01:22

 

Boas noites,eu pensava já ter ouvido de tudo um pouco,mas esta (do anónimo) surpreendeu-me,será que há por aí alguem que não tenha sido praxado?seja em que ramo for ou em que especialidade for houve sempre praxes,tal com diz o Rui Pinho são elas que nos orientam e nos ajudam a conhecer e compreender o homem (ou mulher)que está ao nosso lado ,seja para o bem ou para o mal.

Eu falando por mim fui praxado até dizer chega por um HOMEM chamado Santos,1º CAB PA do terceiro pelotão na BA 5 (penso que o Rui tambem se recorda dele),e no entanto quando ele mudou para outro ramo militar foi a pessoa de quem mais senti falta,pois era um grande amigo(se estiveres por aí contacta-me) e isso não me diminuiu em nada ,pelo contrário ,aprendi a dar valor a coisas que antes não ligava tais como,RESPEITO PELOS OUTROS,algo que parece que este amigo não identificado desconhece,pois se foi praxado e fala desta maneira,então devia considerar numa mudança de especialidade.

Não sou nenhum santo ,quando chegou a minha vez tambem dei a minha quota de praxes,mas sempre na tentativa de segundo o que me foi ensinado pelos mais velhos,ajudar a criar os laços que unem a familia PA.

Caro anónimo o meu nome é Jorge Manuel Alves Inês fui 1ºCAB/PA/CAUT na Base Aérea Nº5 onde servi na companhia da melhor familia que se pode pedir ,a PA, respeite-se a si próprio e tome uma de 2 posições; identifique-se perante os users deste site e assuma as consequencias das suas palavras ou e penso que neste momemto será o mais sensato abstenha-se de fazer comentários sobre algo que segundo parece despreza e não dá o minimo valor.

Peço desculpa se ofendi alguem mas essa não era a minha intenção,apenas pretendia partilhar este dia (aniversário em 18-10)com aquela que será sempre a minha segunda familia, a PA,um abraço a todos(inclusive ao anónimo)Jorge Inês.

 

 

 

774

Rui Pinho

18-10-2006 23:03

 

"Esforço-me por merecer o respeito dos meus camaradas e de todos
aqueles com quem trabalho ou trato.", in Código de Honra da Polícia Aérea.

O Sr. anónimo esqueceu-se do Código de Honra da Polícia Aérea, já que ao fazer o testemunho que fez, fez tábua raza do principal guia de conduta de um verdadeiro Boina Azul. Esforce-se, respeite para ser respeitado!

Tenho dito.

Rui Pinho Sold/PA 092747-D

 

 

 

773

Rui Pinho

18-10-2006 22:54

 

Boas!
Oh sr. anónimo, ou você se faz homenzinho agora, ou então vai-se tornar num falhado para a vida. A praxe serve para um melhor conhecimento entre as pessoas, para um melhor racionamento e para aquilatar a capacidade de resposta dos mais novos em situações de pressão. Serve ainda para proporcionar aos que chegam uma demonstração de costumes e hábitos praticados em cada unidade e em cada Esquadra. E olhe que eu sei bem do que falo, já que levei praxe durante mais tempo do que você tem, eventualmente, de tropa. Fiz o serviço militar obrigatório como "bico", regressei à vida militar como P.A., e mesmo assim voltei a levar praxe. Não por camaradas mais antigos, mas sim por camaradas com mais tempo de Polícia.

Na vida militar como na cívil, todos precisamos de nos adaptar a novas circunstâncias, o que faz com que os mais velhos nos lugares onde ingressamos sejam fundamentais para a nossa total integração.
A sua atitude em relação aos mais velhos só vai fazer com que essa integração seja muito mais difícil.

Tenha a coragem de se assumir e não se fique pelo comodismo do anonimato. Seja um verdadeiro P.A. e enfrente as adversidades de frente e não de esguelha como fez, denotando uma total falta de camaradagem e de carácter, que em nada é condizente com a nossa tradição de gente sensata, unida e com um espírito de unidade ímpar.

Rui Pinho Sold/PA 092747-D, orgulhosamente praxado por muitos de vós!
Um abraço a todos.

 

 

 

772

dias(sapo)

17-10-2006 23:05

 

boa noite camaradas um abraço a todos.

estamos a dar conversa a quem não da a cara!!
quando quizer dei a cara que nós falamos no assunto.

pois anominos no tem lugar na PA nem no site.

abraço a familia PA

 

 

 

771

Joaquim Saloio 1º Cabo P.A 021790

17-10-2006 22:32

 

Permitam que discorde com alguns camaradas, chamar P.A a um anonomo? um anonimo não pode ser P.A só pode ser um P.Meeeeeeeeee

 

 

 

770

J.Frazão

17-10-2006 22:13

 

Sr.Anonimo,

Está ai porque quer, foi de livre e expontanea vontade, pode sempre assinar o papel para sair.

os mais antigos foram para ai obrigados (SMO) e deixe que lhe diga que já não me lembro dos nomes e caras de alguns camaradas, mas jamais esquecerei a(s)Praxe(s)que ai nessa EPA levei dos velhinhos 066`s, 068`s e geralmente o que mais dá praxe será no futuro um dos melhores amigos.

Pensa nisso ou então a porta de Armas por onde entraste, está lá à tua espera para saires.

Um abraço.

J.Frazão 072553

 

 

 

769

Pereira (Tuca)

17-10-2006 18:38

 

Depois de ter lido as palavras deste jovem maçarico (anónimo),que se enganou na especialidade de certeza absuluta, só lhe quero transmitir duas coisas.1ºUm Militar da Policia Aérea (Maçarico),tem que aprender a respeitar os mais velhos porque a instituição Militar onde estás inserido não é a escola secundária da tua terra e olha que estive colocado nessa EPA 8 Anos,portanto passaram centenas de homens e mulheres durante o tempo que lá estive colocado .

2º Quando chegar a tua altura de seres respeitado devido á tua antiguidade, nunca ninguem te vai respeitar ,vais ser Maçarico todo o teu tempo de tropa,portanto esqueçe essas ideias todas aérodinâmicas e entrega-te á especialidade.

As mensagens que tu já viste escritas do pessoal mais antigo não são própriamente a mandarem-te beijinhos,mas sim pessoal com experiência no assunto que acham que vais ser um CÒCÒ.

Portanto porta-te com juizo e fica com estes pensamentos só para ti,gostaria que fosses um Policia a sério e te identificasses.

Para o resto do pessoal um grande e sentido abraço.


ex-Cadj/PA/Caut 092988-D Pereira(Tuca)

 

 

 

768

J. Teixeira

17-10-2006 18:31

 

Ainda sobre a Praxe,

Não entendo esta de o tal “Anónimo” estar traumatizado pela praxe. Olhem, eu fui praxado diáriamente durante meses e, claro quando chegou a minha vez também dei praxe.

Durante a recruta no verão de 83 tivemos alguma praxe mas quando eu e os meus 31 camaradas de curso chegámos à BA3 para o curso PA, todos inchados com a “bicha” de Aspirante no ombro, é que a festa começou.
A praxe era diária todas as noites. Muitas noites a seguir á praxe havia exercicios noturnos, largadas etc. e no dia seguinte ás vezes testes escritos. Andávamos a cair de sono e cansaço mas sobrevivemos.

A praxe ensinou-nos a ser Humildes e também foi um grande teste de resistência física e psicológica.

Lembro-me por exemplo que no dia em que faleceu o Comandante da BA3, isto a uma 4a ou 5a feira, todos os alunos foram mandados para casa, quando eu me preparava para me ir embora apareceu o saudoso TEN (na altura Alfm) Capeto e pronto o “Maçarico” ficou a engraxar um caixote de botas dos Alferes enquanto os meus camaradas foram para casa. Diga-se de passagem que eu não só era o mais maçarico em NIP mas também era o mais novo em idade (completei os 18 anos durante a recruta). Tinha portanto as condições perfeitas para ser praxado a torto e a direito.

Eu, levei aquilo das botas numa boa e uns pares de botas depois, o Capeto começou na brincadeira e acabou por me mandar para casa.

Um camarada meu que achava que era mais esperto que os outros; não digo o nome mas o meu ex-instrutor o Ajudante Pinto de certeza que sabe de quem estou a falar, numa situação semelhante (não me lembro bem se foi no mesmo dia) reclamou, refilou e… passou (muitas) horas a engraxar botas para não ter a mania que era mais esperto que os outros.

J. Teixeira ex-TENM/PA 062203-G (1983-89)

 

 

 

767

FILIPE SABROSO

17-10-2006 16:44

 

A POLICIA AEREA ESTA DE PARABENS COM UM SAIT DESTES UM ABRAÇO A TODOS OS CAMARADAS SM SEPECIAL PARA O PESSOAL DA BA5 ex1CABO/PA SABROSO

 

 

 

766

MargaridaPassos*Morango*

17-10-2006 15:41

 

Ola colegas vim aki para dizer oi a todos,mas aproveito tb para dizer ao tal anonimo k se diz PA k n sabe decerteza o k significa da palavra tropa!!!!E para falar anonimo tb n sabe o k significa a palavra PA.Beijos pra todos resto de boa semana

 

 

 

765

2SAR/PA COSTA

17-10-2006 12:21

 

Bom dia para todos os camaradas da PA!Infelizmente à já uns dias que não visitava o nosso site,quando deparo com um tal de "anónimo" a falar da praxe na BA1.Tenho de lhe dizer,que passei 5 anos e meio nessa EPA,sofri a minha quota-parte de praxe e não morri!Se o incomoda tanto essa situação...A PORTA DA RUA É SERVENTIA DA CASA,peça transferência e escreva COM O SEU NOME PRÓPRIO o que lhe fizeram assim de tão grave em Sintra.

SAUDAÇÕES POLICIAIS

 

 

 

764

Rui Elvas

17-10-2006 09:33

 

Referente ao assunto do Anónimo,faço minhas as palavras do Remisio e acho ainda que todos os PA's o sentem da mesma forma.Como sinto que todos devem ter a sua própria opinião, aceito a sua ,mas penso que pessoas como você, jamais deveriam ter uma boina azul na cabeça.Será que você sabe o que camaradagem,companheirismo,respeito pelos mais velhos,orgulho em ser PA????Provavelmente não e assim sendo deveria ter ido para a vida civil e reparar que não tem praxe militar mas de certeza, que jamais ,poderá contar com as pessoas que estão á sua volta e sentir que se precisar de alguma coisa essas mesmas pessoas estarão lá nem que passe 10,15 20 ou mesmo 30 anos.Repense quais são os seus objectivos,seja humilde e deixe de ser um mariquinhas e piegas que isso não lhe fica nada bem.Para terminar acredite que a praxe que,eventualmente,sofreu não deve ter sido NADA comparada com aquelas que os mais velhos sofreram e apesar de não ser muito velho senti-a na pele,não foi agradavel mas não morri por isso e não me deixou "marcas irreversiveis e danos psicológicos" para o resto da vida.

Rui Elvas PCAB/PA/CAUT 088145-H....Com muito orgulho

 

 

 

 

763

Soares Augusto EX. Sold/PA 074491/D

17-10-2006 09:26

 

Olá, camaradas da PA.vejam bem como uma pessoa escreve uma mensagem e ainda por cima anónima.Pensam vocês PA,s que ele é um Policia,eu penso que não,porque até o nosso hino da PA diz o SOLD/PA não teme ...Por mim e so mais um ibirrante que se é PA não é digno de usar a linda boina azul,e mais os problemas não se resolvem com os musculos mas sim com o cerebro,que penso que também o tem,e pelo que escreveu ( Sr.Anónimo)vejo que é uma pessoa rodeada de muitos amigos,aprenda a conviver com as pessoas que estão rodeadas á sua volta se quer ser respeitado.Um Abraço para a toda Familia PA.A.Soares

 

 

 

762

Luis Rosa

17-10-2006 02:33

 

Para o anonimo que aqui deixou uma mensagem,pois acho que tem todo o direito de o fazer, mas para ele eu tambem tenho uma mensagem: MAÇARIIIICO BETIIIINHO e para a proxima fica debaixo das saias da mamã.

Um abraco a toda a familia Policia Aerea (ex:1cabo P.A.064474-K Luis Rosa

 

 

 

761

Remisio

16-10-2006 22:58

 

Ao Sr. Anónimo.

Como deve ter reparado, eliminei as mensagens que estavam repetidas mas deixei uma.

Não foi só porque, como PA que julgo que seja, tem direito a expor o seu ponto de vista neste livro, mas principalmente para que os outros camaradas possam tambem ter a noção da sua má formação (ou educação - como queira).

Dos mais de 400 camaradas registados neste site, desde o Oficial mais graduado ao soldado mais maçarico, não deve haver um só que não tenha um dia sofrido uma praxe. Se alguma vez se queixaram, com toda a certeza o fizeram de cara destapada e não escudados por um simples "anónimo"

Este tema dava "pano prá mangas" e o objectivo deste livro é outro. Mas gostaria que reflectisse sobre o seguinte:

- Durante toda a nossa vida somos praxados - é na escola, no emprego, num novo grupo de amigos ... e não só no serviço militar;

- Se realmente se quer queixar das praxes, faça-o junto dos seus superiores.

- Realmente a tropa mudou muito. Acho bem que seja profissional no que faz, mas não veja a tropa como um emprego (cá fora os ordenados até são maiores). Não acredito - nem quero acreditar - que os seus camaradas pensem assim.

- Por último, gostaria de o voltar a ler quando os papeis se inverterem e passar a dar praxe em vez de levar. É que quando chegar a sua vez não vai dizer que não.

Com tudo isto, não quero dizer que sou a favor de todos os tipos de praxe. Mas que algumas fazem falta .. isso fazem.

E já agora! Porque não segue o exemplo de uma aluna do Inst. Piaget, e pede tambem uma indemenização ao Estado portugues? A malta não se importa de contribuir com uma fatia do IRS.

Um abraço

Remisio

 

 

 

760

Remisio

16-10-2006 22:21

 

Caros, e caras, camaradas

Já estão disponíveis algumas fotos do Almoço na BA1.

Pede-se a quem tiver mais algumas, e que queira partilhar, que as envie para que as possamos publicar.

Quanto ás que publicamos hoje, serão ainda alvo de um "tratamento especial", e logo que possível, por forma a anular as falhas do nosso fotógrafo.

Toma lá Luis Pires!

JC, não batas mais no primo!

Um abraço a todos

 

 

 

759

Fatima Bastos

16-10-2006 14:11

 

Boa tarde a todos os PAs da casa, infelizmente não tive oportunidade de ir a almoço da BA1 mas estou ansiosa para ver as fotos, grande chefe Remisio quando poderemos vê las?um grande abraço a todos os k passam por aqui.

 

 

 

758

ALFM/PA 073820-E FIGUEIREDO

15-10-2006 23:35

 

até que enfim...um site espectacular.

espero brevemente contribuir com as minhas fotos desses maravilhosos tempos!!!(CAA/BA4 1985/1988)

 

 

 

757

anónimo -

15-10-2006 16:30

 

tenho pena que ainda nos dias de hoje exista gente tão mal formada na nossa PA. tive noutras unidades e actualmente tou na BA1 e valha-me Deus existe aqui gente muito mal educada, mal formada e arrogante. pensam que por terem mais meia duzia de dias de tropa que podem tratar os maçarros como querem e bem lhe apetece, mas esquecem-se que a tropa modou muito. ninguem se sujeita a sofrer as praches de antigamente. quem vai para a tropa vai com objectivo proficcional e ve a tropa como um emprego. esses meninos que andam de braços abertos e pensam que são reis por serem policias qualquer dia sujeitam-se a que alguem esteja mal disposto e lhe caia alguma coisa em cima. um abraço para quem é um verdadeiro policia, aqueles que sabem fazer o seu serviço e que são bem vistos por toda a gente. não os que se armam em mauzões e sam que eles é que são bons porque tem o seu grupo restrito de amigos

 

 

 

756

António Graça

14-10-2006 00:36

 

A Polícia Aérea está de parabéns com um sitio destes .Parabens tb para os mentores do site.Um abraço a todos os PA's. Um carinho especial àqueles com quem privei e privo.Em breve tb enviarei umas fotos pra engrandecer este nosso site.Um bem haja até breve.SAJ/PA Graça

 

 

 

755

Nuno Vilaranda

13-10-2006 22:33

 

Para todos os Camaradas Pa um grande abraço, se se dá valor as coisas quando as perdemos, o que não foi o meu caso por isso PA no activo aproveitem ao máximo para mais tarde recordar com bastante saudade e estima dos belos tempos ai passados. saudações especiais para o pessoal PA de 1997. Grande Abraço e parabens pela Página...realmente faltava qualquer coisa ex CADJ Vilaranda

 

 

 

754

Margarida Passos(Morango)

13-10-2006 19:45

 

Olá colegas Pa só passei por aki para desejar a todos um bom fim de semana.
BeiJOS :)

 

 

 

753

Barbosa (COBRA)

13-10-2006 03:31

 

HAAAAAAAAAAA HAAAA HHHAAAAAAAAAAAAA .......

Há msg muitas giras...

"MEDROSOS" tem graça!!!! mesmo muita graça.;)

Bom para todos em Geral, cordeais comprimentos.

ass: Barbosa

 

 

 

752

JOAQUIM OLIVEIRA

12-10-2006 22:31

 

À GRANDE JOSÉ NUNES ( SEMPRE FOSTE UM GRANDE "DESCALÇO" SEM PAPAS NA LINGUA ) APERTA COM ESSES MENINOS QUE SE DIZIAM DUROS, MAS NÃO PASSAM DE UNS MEDROSOS. QUANDO PODERES DÁ-ME O NUMERO DO ABEL. FORTE ABRAÇO PARA TODOS PA´s, EM ESPECIAL PARA TI NUNES

 

 

 

751

Rogério Belo

12-10-2006 22:08

 

Pessoal para o Almoço de dia 21OUT06 não se esqueçam de marcar.

Levem a linda Boina, da qual todos nos orgulhamos.

Até à proxima.

 

 

 

750

Rogério Belo

11-10-2006 21:24

 

Pessoal já marquei a minha reserva para o almoço, espero rever muita gente e conhecer os mais novos.

Cumprimentos a todos os eis e actuais PA.

 

 

 

749

Fernando Neves

10-10-2006 23:48

 

Olá camaradas P.A.

Já voaram 22 anitos e uns trocos desde a minha incorporação, mas é optimo saber que todos têm um grande orgulho na boina azul e na instituição em geral.

saudações cinótecnicas:

1ºCabo/P.A./T.T.C.M. 066641-G

 

 

 

748

Barbosa (Cobra)

09-10-2006 23:28

 

E já lá vão 32000 ps a visitar o sitío. Parabens a todos, e claro ao BOSS (Remisio)
CORDEAIS COMPRIMENTOS para TODOS em geral...........

 

 

 

747

vitor sousa

09-10-2006 22:20

 

Entre a pagina do nucleo pa e esta não sera que se esta a perder alguns contactos e alguns convivios.Não seria possivel juntar as duas afinal têm o mesmo final?

 

 

 

746

Barbosa (Cobra)

09-10-2006 17:44

 

Remisio....
Bom , nao estejas roído de inveja,pois havera muitas mais formaturas, e eu espero-te apanhar-te quando te apanhar vais pagar 50 completas, pela falta a formatura...Haaa Haaa ;)estou a bricar é claro, mas tive pena de nao encontrar la o camarada ,mas a nossa vida por vezes nem sempre dá,pois eu tb tive de fazer uma troca no serviço para poder estar presente .Já agora um forte abraço e bom trabalho.
Para todos os P.A.s e Visitantes CORDIAIS COMPRIMENTOS ;)

 

 

 

745

José Nunes

09-10-2006 12:37

 

Um grande bom dia a todos,quero agradecer a todos os presentes no nosso almoço e gostaria de relembrar e agradecer ao 1º Sarg/ MARME- Pedrosa, muitos o devem conhecer, este homem perdeu muitas noites connosco e deu muitas vezes a pele para nos ajudar, eu sei que muitos devem pensar que ele é mais um bico mas com alguma pena eu vos digo isto: 1º SARG/MARME Pedrosa é mais PA do que muitos camaradas que tem uma boina enfiada no fundo de uma gaveta e não tem a umbridade de ao menos a tirar e sacudi-la para soltar o pó. Peço desculpa pela minha frontalidade mas é o que senti neste sabado 7 Out. Estou feliz por ter encontrado varios amigos, conheci outros mas posso garantir que um bom quarteirão( medida , quantidade 40) prometeu vir e nem sequer apereceu, medo,talvez, mas muitos de nós passaram anos a ter dias felizes, dias com medo e sempre tivemos alguem que nos ajuda-se sempre. Mais uma vez peço desculpa pela minha revolta mas quem trabalhou comigo sabe que sempre fui um revoltado com as injustiças e sempre ajudei qum precisou e sempre fui ajudado quando precisei e é isto o melhor que levo para casa.............muitos amigos.

Um bem haja a todos

Abraço
José Nunes

 

 

 

744

Remisio

09-10-2006 09:29

 

Primo Frazão
Quando eu disse que publicava as fotos hoje de manhã, estava a falar para os amigos Saloio, Brissos, Sousa .... que já estavam na lista de espera há dias!

Agora vou dormir uma sesta!!! Nem todos têm fins-de-semana prolongados. Pois é!
Espera mais um pouquinho .... e não roas tanto as unhas!

Mais logo faço-te a vontade.

Um abraço e até já.

 

 

 

743

J.Frazão

08-10-2006 23:27

 

Pois,

um tipo vem de fim de semana prolongado, doido por ver as fotos e os comentarios sobre o almoço da BA1 e o "engenheiro" vai trabalhar e não publica as fotos...está mal... isso não se faz cá ao "primo".

Agora um agradecimento, ao 1º Cab/PA Duarte, pela oferta das canetas que foram distribuidas pelo Luis Pires o nosso Relações Publicas no almoçito.

amanha lá vamos ver as fotos do convivio....assim espero!!!

Um Abraço

Frazão

 

 

 

742

Remisio

08-10-2006 22:34

 

Amigo Saloio.

Houve um ligeiro atraso, mas estava agora mesmo a acabar de preparar a actualização dos albuns.

No entanto, hoje já não tenho possibilidade de os publicar (está na hora de ir justificar o ordenado). Amanhã de manhã já os poderá ver.

Um abraço

 

 

 

741

Joaquim Saloio 1ºCabo P.a 021790

08-10-2006 22:05

 

Amigo Remisio já enviei algumas fotos podem no entanto não estar nas melhores condições, pois já têm aí uns trinta anos mas espero k tenham chegado.
Um abraço

 

 

 

740

Remisio

08-10-2006 20:41

 

Ando eu por aqui todo roído de inveja ao ler as vossas mensagens relacionadas com o almoço na BA1.

Infelizmente tive que desmarcar a minha reserva, á última hora, por motivos profissionais.
Mas tambem não me admiro dos elogios que fazem, tanto aos convívas pela camaradagem, como á organização pelo sucesso. Outra coisa não era de esperar.
Tinha o selo PA. E como já há dias disse o nosso SAJ Costa Pinto; " ... o PA sonha, a obra nasce."

Um abraço a todos e um bom início de semana.

 

 

 

739

JOAQUIM OLIVEIRA (CADJ/PA)

08-10-2006 17:12

 

QUERIA AGRADECER AO PESSOAL QUE ORGANIZOU ESTE INVENTO, E O EXELÊNTE CONVIVIO QUE HOUVE ENTRE TODOS. FOI PENA NÃO TER APARECIDO MAIS GENTE, SE NÃO A FESTA AINDA TINHA SIDO MELHOR. FICA JÁ MARCADA A MINHA PERSENÇA PARA O PRÓXIMO ANO SE NÃO HOUVER NENHUMAS SITUAÇÃO QUE ME IMPESSA DE IR CLARO. CAMARADAS TENHAM UMA BOA SEMANA DE TRABALHO E NÃO SE ESQUESÃO DE IR DIZENDO ALGUMA COISA.ABRAÇO PARA TODOS. PA SEMPRE.

 

 

 

738

Margarida Passos(Morango)ex Cadj/PA

08-10-2006 17:03

 

OLa colegas,antes demais kero elogiar como correu tudo no almoço de convivio na BA1,foi a 1vez k fui mas gostei muito de recordar como é bom a camaradagem k existe entre a PA.Espero puder voltar. Beijo pa todos,e agradecimentos em especial á organização

 

 

 

737

Barbosa (Cobra)

08-10-2006 14:59

 

Olá a todo o BOINAS AZUIS e Visitantes.
Hoje vou deixar aqui dois versos que se cantava no curso P.A. (sem ofensa).

DIZEM QUE P.A É BICO,

P.A.NAO É BICO NAO
O BICO TEM UMA MINHOQUINHA
O P.A. TEM UM MINHOCAO .
P.A. P.A. P.A.

SOLDADOS DE PORTUGAL

SOLDADOS DA POLICIA AEREA

NÓS QUEREMOS A BOINA AZUL,

O AZUL DA FORÇA AEREA.
P.A P.A. P.A.
UM RESTO DE UM BOM DOMINGO PARA TODOS, BOM CARREGAR DE BATERIAS E BOA SEMANA DE TRABALHO.
CORDIAIS COMPRIMENTOS

 

 

 

736

Pereira (TUCA)

08-10-2006 14:54

 

CAROS CAMARADAS FICO CONTENTE POR ESTE CONVIVIO TER SIDO DO AGRADO DE TODOS, PELO MENOS A COMISSÃO ORGANIZADORA EMPENHOU-SE PARA TAL.

O NOSSO PRÓXIMO OBJECTIVO SERÁ JUNTAR-MOS MAIS DE 200 "OPERACIONAIS".
O MEU OBRIGADO AO SR LUIS PIRES PELAS OFERTAS E DIVULGAÇAO DO NOSSO SITE. ESPERO QUE TODOS TENHAM CHEGADO BEM A CASA ESPECIALMENTE O PESSOAL DO ALGARVE DE CASTELO BRANCO E O J.SALOIO DE ELVAS.UM BEM HAJA PARA TODOS

 

 

 

735

Dias (sapo)

08-10-2006 11:06

 

Parabens pela organização do almoço.

ex1cabo/PA segão
sarj/PA salvado
chefe/PA paixão
excadj/PA pereira (tuca)
Cap/PA Afonso
Não esquecer uma pessoa que não estava presente mas muito importante para a realização destes convivios, que dá a cara ao cmdt da base.
Maj/PA migueís
Para eles todos um muito obrigado.
abraço

 

 

 

734

Dias (sapo)

08-10-2006 10:55

 

um grande abraço

Luis pires e Remisio

 

 

 

733

Dias (sapo)

08-10-2006 10:53

 

vamos lá pessoal, para o proximo almoço ano 2007 temos de ter mais de 150 PA.
Um Abraço a toda a Familia PA.

 

 

 

732

Joaquim Saloio 1ª Cabo P.A 021790

08-10-2006 00:18

 

Foi a primeira vez , não conhecia ninguem da familia, mas fiquei a conhecelos a todos, foi espectacular pró ano já sabem têm k levar comigo! é pá mas ainda falta tamto tempo

 

 

 

731

Rogério Belo

07-10-2006 23:25

 

Caros amigos, é com enorme satisfação que leio as notícias sobre o grande encontro na BA1. Eu não pude estar presente, mas no proximo não vou falhar.

Muitos parabéns á organização e a todos os presentes.

Rui Pinho arrancar um sorriso a Sousa é possível, mas com algum custo. Já vi que não pudeste vir ao Algarve, quando quizeres aparecer diz.

Remisio já estou a tratar das legendas, vou enviar assim que possível.
Cordiais saudações a todos.

 

 

 

730

Luis Pires

07-10-2006 21:05

 

È verdade, hoje tocou a reunir na BA 1.

Foi o meu primeiro convívio e não encontro palavras para expressar a minha satisfação, o sentimento de camaradagem estava presente.

Sem esquecer todos quantos estiveram presentes, aos quais cumprimento mais uma vez, tenho de fazer algumas referências.

À organização os meus parabéns pelo excelente convívio que nos proporcionaram, pelo repasto sem falhas e ao SAJ/PA Paixão solicito que transmita o agradecimento ao pessoal da Messe pelo óptimo serviço.

Ao Chefe José Veríssimo, que me chamou maçarico, pudera, ele é de 66 enquanto eu sou de 68, um grande abraço pela simpatia e boa disposição.

Ao Major Afonso, o muito obrigado pela forma como nos recebeu, pelo convite para a Esquadra e visita à secção Cinófila.

Por ultimo um gesto que jamais irei esquecer, 38 anos depois, receber das mãos do Comandante da Esquadra, o Crachá da Esquadra de Policia Aérea da BA 1, a emoção ainda toma conta de mim, obrigado Major Afonso.

Saudação PA

Até ao próximo convívio.

 

 

 

729

Barbosa (Cobra)

07-10-2006 18:48

 

Ola FAMILIA P.A. e Visitantes.

Pois hoje foi dia de formatura na B.A.1,estava tudo operaciaonal.Desde já os meus parabens aos organizadores do envento.

É mais um dia que ficara para a historia desta FAMILIA.Bom espero que isto tenha unido um pouco mais estas boinas azuis.

HONORAMUS PRINCIPIA

 

 

 

728

João Teixeira

06-10-2006 23:49

 

Caro Remisio,

Aqui nos EUA os ex-militares (os chamados Veterans)são muito respeitados. Se foram combatentes então são considerados Herois.

O meu cunhado que prestou 3 anos de serviço na Marinha Americana (como praça) teve direito a uma bolsa de estudo suficiente para pagar a totalidade de um curso superior. Diga-se de passagem que na altura ele nem cidadão americano era, era cidadão português.

Os "veterans" também têm acesso a credto de habitação com juros mais baixos, seguros, etc. e todo um pacote de regalias. E o mais importante como já disse, são muito respeitados.

Em Portugal, infelizmente parece que só há dinheiro para o Futebol. Construiram-se grandes estádios, mas para prestar a homenagem mais que merecida aos que morreram pela Pátria, ou não há dinheiro, ou pior ainda, não há interesse.

Sem me meter em discussões políticas, será pelo facto de muitos dos governantes portugueses dos ultimos anos não terem prestado serviço militar ou pior ainda, alguns até terem "fugido à tropa"...?

 

 

 

727

Remisio

05-10-2006 22:31

 

Ao ler a última "Crónica de Bruxelas", veio-me á memória uns textos que li há tempos.
Um, já mais antigo, penso que foi publicado na "Visão" ou na "Focus". Dava conta do estado deplorável em que se encontram os cemitérios, espalhados por esse mundo fora, onde repousam os militares portugueses que morreram a honrar a Pátria

Um outro, faz parte deste site e é da autoria do COR(Ref) Vitor Santos. Desse, transcrevo para aqui umas linhas.

"(...)
Nos EUA a sua poderosíssima "Veterans War " não depende de nenhum Secretário de Estado , nem do Congresso, depende directamente do Presidente dos EUA, com quem despacha quinzenalmente. Esta prerrogativa referendada por toda uma Nação, permite que todos aqueles que deram a vida pela Pátria repousem em cemitérios espalhados por todo o mundo, duma grandiosidade, beleza e arranjo impares...

(...)
No meu Pais, os Talhões de Combatentes dos vários cemitérios, estão abandonados, as centenas de cemitérios espalhados pela Guiné, Angola, Moçambique, Índia e Timor, abandonados estão, quando não, profanados. É simplesmente confrangedor ver o estado de degradação onde se chegou. Parece que a única coisa que está apresentável é o monumento do Bom Sucesso-Torre de Belém, possivelmente porque está á vista e porque é limpo uma vez por ano para a cerimónia pública que lá se realiza. Ate grande parte dos monumentos municipais aos Mortos da Guerra do Ultramar vão ficando abandonados.

(...)
ATÉ NISTO CONSEGUIMOS SER DIFERENTES DOS OUTROS TODOS!
(...)"

Ouvi alguem dizer inúmeras vezes a seguinte frase: "O possível faz-se, o impossível vai sendo feito, milagres demoram mais tempo"
Será, talvez, necessário um milagre para conseguir trazer de volta a casa todos esses portugueses.

Mas enquanto não fazemos o milagre, pelo menos que repousem num sitio com dignidade.

 

 

 

726

Rui Pinho

05-10-2006 22:08

 

Inês, a gente vê-se por aí! Aliás, por semana devo ír a Santarém aí umas 2 vezes. Quanto ao amigo Sousa, espero que nestes últimos 15 anos lhe tenha nascido um grande sorriso, já que nos idos noventa era difícil arrancar-lhe algum.

Grandes homens todos vós!

Um grande abraço para todos!

 

 

 

725

Remisio

05-10-2006 22:07

 

Amigo Belo,

Recebi as fotos e penso que até sábado já estarão no site.
E podem mandar mais. Espaço é coisa que ainda não falta, e se faltar aluga-se mais.

Quanto ao Pinho;

Lembro-me de ti. Lembro-me do nome mas estou com alguma dificuldade em o ligar a uma cara. Algumas "apagaram-se", mas não os nomes.

Um abraço a ambos

 

 

 

724

Rogério Belo

05-10-2006 21:46

 

Caro amigo pinho já falei de ti ao Sousa o Açoreano ele manda-te um abraço, ainda não consegui nada do Brito o Telefonista, mas temos que ter esperança de o encontrar.

Remisio, já te enviei as restantes fotos, falei com mais pessoal que te vão enviar as fotos.

É pena que eu não consiga ir ao almoço de sintra, que tudo corra bem, mas vou ao encontro da BA5

Um abraço também ao Elvas e a Todos os PA's.

 

 

 

723

Jorge Inês

05-10-2006 20:39

 

Boas amigo Pinho,claro que me lembro de ti,bons tempos se passaram,quanto a tentar fazer-te"a vida negra",pelo menos esforcei-me por isso (lol),claro que não ficaram ressentimentos ,pois entre amigos tudo se resolve,quando precisares de algo conta comigo e se por acaso passares por Santarem tens uma porta aberta para o que for preciso,um abraço,J.Inês.

 

 

 

722

Antonio Manuel Pereira da Costa Pinto

05-10-2006 07:01

 

CRONICAS DE BRUXELAS

 

Caros Amigos

 

ATÓNITO!
Atónito ontem fiquei, quando a casa tarde regressei e o telejornal da RTPI vislumbrei.
Atónito é uma palavra demasiado branda, quase inexistente, quando no meu interior esse vulcão adormecido aí existente, começou a expelir torrentes de revolta, torrentes de raiva e, o meu coração enternecido lhe respondia com mágoa muita mágoa.

Como foi possível tu MÃE PÁTRIA, teres abandonado os teus dilectos filhos no campo de batalha?

Como foi possível tu MÃE PÁTRIA, teres abandonado os teus dilectos filhos no campo de batalha, quando estes respondendo à TUA chamada, deram tudo de si, pagando esta sua dádiva com a sua própria vida.

Como foi possível, que homens que então TE governavam, pudessem ter esquecido os seus irmãos, que, quais servos da gleba, foram logo esquecidos quando morrendo pelas suas ideias ou ideais não mais poderiam lutar pelas mesmas.

É urgente, que isto seja reparado.

É urgente que a MÃE PÁTRIA faça regressar os restos mortais dos seus filhos Militares Portugueses que se encontram espalhados pelos vários cemitérios em Angola, Moçambique, Guiné e eventualmente outros locais.

É urgente, que estes Militares "regressem" às suas terras, regressem às suas gentes.

Quanto sofrimento estas gentes padeceram, quando nem os seus mortos(pela PÁTRIA) puderam chorar.

Quanto sofrimento escondido!

Que haverá ainda mais?

É urgente que se faça justiça, em transladando URGENTEMENTE esses corpos ou os seus restos mortais.

Da sua terra saíram, à sua terra deverão voltar.

Para que justiça seja feita, gostaria de submeter à vossa apreciação, duas propostas ou duas ideias:

1-Que se mobilize TODA a sociedade Portuguesa para este desígnio NACIONAL que é o de fazer transladar os restos mortais dos Militares Portugueses mortos pela PÁTRIA.

2-Que se necessário fôr, se leve a efeito um peditório Nacional, Internacional, Mundial, pois estou crente que onde houver um Português, este contribuirá, para fazer "regressar" aqueles que morrendo longe pela PÁTRIA, á PATRIA deverão regressar.

Um Abraço

Saju/PA(R) Costa Pinto

 

 

 

721

Rui Pinho

05-10-2006 00:55

 

Cordiais saudações aos meus camaradas que comigo passaram tempos inesquecíveis em Monte Real, nomeadamente ao Jorge Inês e ao Remisio, que provavelmente já não se recordam de mim.

Estive na BA5 entre 1990 e 1991 a cumprir o tempo de tropa obrigatório(20 meses), com gente tão boa, muitos deles PA's; como tal, e por birra própria, regressei em 93 para fazer o Curso de PA. Depois de ganha a linda boina Azul, voltei a Monte Real onde reencontrei o Inês, que me tentou fazer a vida negra. Sem ressentimenos, acabamos por nos entender. Um grande abraço para ti e para o Remisio.

Belo, a gente vê-se e vamo-nos falando. Um abraço ao Açoreano!

Pinho
092747-D

 

 

 

720

Barbosa

05-10-2006 00:37

 

Pois é!

Esta quase tudo, a carregar as ditas baterias, para "sabado".... até eu estou!

Bom esta familia esta sempre muito unida, apesar de andarem, um pouco afastado tenho a certeza que muitos sera por força maior! (penso eu)
Para todos do, CORPO DA POLICIA (BOINA AZUL) Um forte abraço,E, Uma completa de 40 He Hee Heeee......

Para todos os Visitantes

CORDIAIS COMPRIMENTOS ;)

 

 

 

719

Joaquim saloio 1º Cabo P.A 021790

04-10-2006 20:23

 

Pois é, o pessoal parece que anda um pouco afastado que se passa? e já agora a que horas é que é a formatura (concentração) no sábado? ninguem diz nada, vá lá força aparessam

 

 

 

718

96692

04-10-2006 17:10

 

Será que me engano ou desde que desapareceram as mensagens que povoavam este lugarzinho há uns dias atrás, também desapareceu a vontade da familia PA dizer o que lhe vai na alma. Ultimamente ninguém diz nada... Será falta de imaginação?? Não acredito nisso...

 

 

 

717

Antonio Manuel Pereira da Costa Pinto

02-10-2006 06:46

 

CRÓNICAS DE BRUXELAS(bis)

 

Em virtude de a anterior crónica não ter saído completa, e para "fazer justiça" que era o objectivo da mesma, reescrevo-a.

 

Caros Amigos

De quando em vez, as minhas sinapses neuronais que vagueiam no espaço sideral do meu cortéx cerebral, impelem-me a fazer uso do "armamento letal" em minha possessão.

Assim o armamento à minha disposição, é o míssil portátil que é a minha caneta, esse outro meio eficaz e objectivo que é o com****dor, e por último esse míssil balístico que atravessa em velocidade vertiginosa o planeta atingindo com precisão o objectivo pretendido, chamado de e-mail.

Gostaria pois, qual artilheiro, de fazer uso de um míssil de curto alcance.

Esse míssil, carregado com uma ogiva de champanhe vai direcçionado ao "Webmaster" e seus adjuntos deste nosso "site" que são o R. Remisio, o J. Frazão e o L. Pires, pela dedicação votada, pelo trabalho elaborado, pelo sucesso conseguido.

Os encómios da Revista Exame Informática sobre o nosso "site", vos são sobretudo dirigidos.

Graças ao vosso labor, foi dado mais um passo para a afirmação e elevação da PA.
Outros, que não tiveram a subida Honra de usarem a Boina Azul, atónitos perguntarão, quem são, donde vêem, p'ra onde vão?

Esses, " nao sabem nem sonham, que o sonho comanda a vida" e que quando o PA sonha, a obra nasce.

Assim se mostra que PA, é saber ser, saber estar, em todas as circunstâncias da vida.
Sabendo nós que ser PA é uma Honra, saibamos nós ao longo da nossa vida fazer sentir nos vários actos da mesma, essa galhardia de ter sido e ser diferente, de ter sido e ser grande, de ter sido e ser SEMPRE PA.

Saju/PA(R) Costa Pinto

 

 

 

716

Remisio

01-10-2006 21:50

 

Amigo J. Saloio,

Mudou de email?

Tenho tentado contacta-lo para o seu email (sobre os dados de login e password), mas recebo sempre a mensagem de que o endereço é desconhecido.

Quando puder, contacte-me para um dos seguintes email's:

raul.remisio@sapo.pt
geral@policiaaerea.net

Um abraço

Remisio